quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Planejamento 2011

Planejamento Escolar
2011  1   INICIANDO ATIVIDADES DE QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO 2011
A Equipe de Química da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas – CENP elaborou sugestões de atividades para você, professor, com o intuito de subsidiar a primeira semana de aula do Ensino Médio. O objetivo é apoiar o seu trabalho e assim diagnosticar o nível cognitivo dos alunos a partir de ações, para que eles possam desenvolver habilidades e competências a partir de um tema norteador referente à disciplina de Química.
Nesse contexto, é importante ressaltar que devemos pensar no estudante como centro do processo do ensino e aprendizagem, permitindo que ele tenha autonomia ao construir o seu conhecimento. O ensino, dessa forma, privilegia a preparação do estudante para participar de debates e tomar decisões no contexto social, emitindo valores, lendo e interpretando textos, transformando a informação em conhecimento, emitindo sua opinião sobre questões contextualizadas com o meio ambiente, com a tecnologia e com a sociedade. Nesse contexto, a proposta de trabalho insere não só o aprendizado de conceitos científicos, mas também mostra como é produzido o conhecimento, como se dá a investigação por um processo de atividades investigativas.
O ensino pensado nesse contexto exige do professor a mediação do saber na qual a construção dos conceitos químicos ocorre num processo em que o aluno participa ativamente não só individualmente, mas com os colegas, com o professor de maneira crescente e contínua, num universo onde ele se vê aprendendo e participando de todo o processo. Dizemos então que o estudante desenvolve habilidades de alta ordem cognitiva, o que favorece o aprendizado durante o ano letivo.
Para a semana que antecede as aulas, sugerimos um trabalho com o desenvolvimento de um
tema gerador para cada série, obedecendo, assim, o nível cognitivo dos alunos inseridos nas suas respectivas séries para que atinjam um patamar desejável de aprendizado.
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Os temas geradores são largamente debatidos por diversos grupos de pesquisas e, neste caso, para facilitar o diálogo presente nos Cadernos da Proposta Curricular de Química, destacamos o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo GEPEQ – Grupo de Estudos e Pesquisa no Ensino de Química pela USP.
Para melhor situar como é proposto o trabalho a partir dos temas geradores, pedimos que consulte o material enviado para todas as escolas do Ensino Médio, "Oficinas Temáticas no Ensino Público: formação continuada de professores", que pode ser acessado também pelo endereço:
http://cenp.edunet.sp.gov.br/Portal/Publicacoes/25068001_%20internet.pdf
Outro referencial importante diz respeito às atividades experimentais investigativas, tendo em vista que todas as escolas do Ensino Médio receberam kits destinados a atividades experimentais no ensino de Química.
Para subsidiar no planejamento de aulas com atividades experimentais, segue o endereço para ser acessado:
http://cenp.edunet.sp.gov.br/Portal/Publicacoes/livro_experimentacao.pdf
A estrutura do desenvolvimento de temas geradores segue uma sequência de etapas:
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PITOMBO, L.; MARCONDES, M. (coords.).
Projeto Pró-Ciências. São Paulo: Fapesp, 2001.
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Os quadros acima dão uma visão geral de como é abordado e desenvolvido um tema gerador. Ele deve fazer sentido para o estudante, deve estar contextualizado com a realidade, deve envolver a Ciência, tecnologia e meio ambiente. Podem ser desenvolvidos a partir de textos, jornais, internet, artigos, filmes, ferramentas que servirão para desencadear a discussão da atividade e, com isso, possibilitar a participação do estudante em todas as etapas e facilitando o aprendizado.
Assim, ao trabalhar a partir de uma abordagem temática, sugerimos iniciar a atividade, considerando os seguintes aspectos:
Problematização

Busca de informação

Sistematização
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1ª SÉRIE
A Proposta Curricular de Química do Estado de São Paulo aponta o estudo das transformações químicas para a 1ª série, que envolve as evidências macroscópicas das transformações químicas, além do reconhecimento das substâncias e suas propriedades, dentre outros aspectos.
Como o estudo das
Para iniciar a atividade é interessante que ocorra uma problematização, como por exemplo:
Qual o combustível ideal? Metanol, Etanol ou Hidrogênio?
Para início de conversa, pergunte aos alunos qual deles consideram o melhor combustível para ser utilizado em veículos automotores, levando-se em conta: impacto ambiental, questões políticas, econômicas, obtenção, utilização pela indústria automobilística, economia e desempenho do motor.
Após fazer o levantamento dessas questões, pergunte a composição dos três combustíveis para uso de motores automotivos.
É nesse contexto que os estudantes irão buscar informações, comparando, verificando como se dá o processo de produção dos combustíveis, impactos ambientais, onde estão localizadas as usinas de produção, qual o percurso até as bombas localizadas nos postos de abastecimento, mercado interno e externo, políticas do governo, subsídios, impostos, dentre outras questões. É importante que haja um confronto entre as ideias iniciais e posteriores.
transformações químicas é foco principal desta série do Ensino Médio, a temática "Combustíveis" pode ser um assunto interessante, tendo em vista que está presente no contexto social.
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Sabendo que esta atividade é curta, sugerimos que os alunos trabalhem em grupos nos quais cada um deles irá buscar uma informação e, posteriormente, a socialização.
É importante ressaltar na atividade as transformações ocorridas nos combustíveis, o seu emprego na indústria e sua importância na sociedade, além de analisar custo benefício.
2ª SÉRIE
Na 2ª série, o foco é o estudo das
Sugerimos o desenvolvimento do tema "água" a partir da "Água que bebemos". Para fazer o estudo da água consumida pela população, podemos considerar a seguinte problematização:
A água da torneira é igual à água mineral ou filtrada?
Para tanto, peça aos alunos que pesquisem:
O que é uma água mineral?

As águas minerais são todas iguais?

A água filtrada é a mesma que "purificada"?

O filtro purifica a água da torneira?
É importante ressaltar as propriedades da água para o entendimento da sua composição e aproveitamento nos diversos usos.
propriedades dos materiais, além de conteúdos de estrutura atômica e de ligações químicas. Para tanto, é importante que os alunos já conheçam algumas das propriedades dos materiais, pois serão utilizados para o entendimento e a previsão de comportamentos das substâncias, assim como de suas reatividades.
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3ª SÉRIE
Na 3ª série, o professor encontrará diferentes conteúdos, envolvendo, dentre eles, cinética química, equilíbrio químico e química orgânica, tratados de forma ampla, em um nível menos aprofundado e detalhado, mas suficiente para que o aluno construa uma visão abrangente da transformação química e entenda alguns processos químicos envolvidos na natureza e no sistema produtivo. Nesse contexto, o foco é temático e envolve a atmosfera, biosfera e hidrosfera.
Sugerimos o desenvolvimento da temática "sabões e detergentes", estabelecendo uma relação entre suas diferenças, usos e constituição. Pode-se direcionar o estudo para a química orgânica, por exemplo. A problematização pode ser: Sabão é igual a detergente?
Pode-se pedir que explorem as vantagens e desvantagens de ambos. E também trabalhar com as propriedades por meio de tabelas, seu uso, resíduos e impactos ambientais em rios quando o esgoto não é tratado, enzimas produzidas, como ocorre a decomposição por micro-organismos e características de cada um.
Dessa forma, os alunos começam a primeira semana pesquisando, trocando informações e potencializando o aprendizado, transformando informação em conhecimento.
Desejamos bom trabalho a todos!
Equipe Técnica de Química

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