Projeto Futuridade
Justificativa
Para fazer frente aos desafios do crescente envelhecimento da população paulista. Os números bastante expressivos e as projeções indicam que o número de idosos será cada vez maior, como se observa a seguir, segundo a Fundação SEADE.
Número de idosos no Estado de São Paulo 4,3 milhões, deste total, 1,9 milhão é composto por pessoas com 70 anos e mais de idade. Em 2020, teremos 7,1 milhões de idosos no Estado de São Paulo, deste total 2,9 milhões constituído por pessoas com 70 anos e mais de idade.
Se por um lado, viver mais é uma das maiores conquistas da humanidade, por outro, o desafio do crescente envelhecimento em todo mundo é assegurar melhores condições de vida à população idosa.
O Plano Futuridade fundamenta-se em normas internacionais e nacionais que versam sobre os direitos do cidadão idoso, entre elas: Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948); Plano de Ação Internacional para o Envelhecimento (Madri/Espanha , 2002; Constituição da República Federativa do Brasil; Política Nacional do Idoso; Estatuto do Idoso, Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS e na Lei nº 12.548 de 2007 que estabelece a Política Estadual da Pessoa Idosa no Estado de São Paulo.
Objetivos
- Contribuir para promover a reflexão, o respeito e inclusão social da pessoa idosa;
- Promover campanhas educativas que dêem visibilidade ao acelerado processo de envelhecimento e às especificidades necessidades da população idosa.
- Incentivar junto aos alunos a produção sistematizada e divulgação de conhecimentos sobre o processo de envelhecimento.
- Promover a reflexão, sensibilização e conscientização do envelhecer com qualidade de vida.
- Estimular a prática de pesquisa, reflexão e síntese sobre os impactos do avanço da medicina e da tecnologia na perspectiva de longevidade.
- Ampliar o conhecimento sobre histórias de vida e sua importância na contribuição para sociedade.
- Estimular o estudo e produção de textos entre os alunos das Escolas estaduais que participam do Projeto Futuridade.
- Desenvolver a apreciação artística e estética estimulando a criatividade contextualizada.
- Registrar e reconhecer publicamente as atividades realizadas nas escolas estaduais do PEF, compartilhando experiências e projetos de sucesso no Programa Escola da Família envolvendo essa faixa etária. Não havendo Escola da Família a Unidade deve desenvolver o seu próprio projeto.
Público-Alvo
Produção de Texto: alunos do Ciclo II do Ensino Fundamental ( 5ª à 8ª séries) e alunos das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio da Rede estadual de Ensino no desenvolvimento do Projeto FUTURIDADE.
Trabalho Artístico: alunos do Ciclo I, do Ensino Fundamental no desenvolvimento de temas sobre a FUTURIDADE.
Tema
- “Envelhecer na família e na sociedade”.
- dignidade e respeito;
- memória de família.
Categoria
- Produção de Texto: Artigo de Opinião (Professor de Língua Portuguesa).
- Artística: Desenho – Professor da classe e Professor de Arte
- Projeto interdisciplinar e multidisciplinar dependendo do envolvimento da Unidade Escolar em consonância com o Projeto Pedagógico.
Apresentação
a) Produção Textual: Artigo de Opinião.
O texto deverá conter no mínimo 1 (uma) e no máximo 2 (duas) folhas de papel almaço, manuscritas apenas na parte frontal e assinada pelo aluno. As páginas deverão conter cabeçalho com identificação do trabalho proposto, nome completo do participante, título do trabalho e data da execução.
b) Artística; Desenho que se reporte ao tema proposto – trabalho deverá ser confeccionado, sem moldura, com as seguintes especificações:
- Papel; sulfite Tamanho A4;
- Técnica: lápis de cor.
- Verso do Trabalho: deverá ser colada etiqueta autoadesiva, com informações digitalizadas ou em letras de forma legíveis, conforme especificações abaixo:
- Nome do Projeto: FUTURIDADE.
- Nome e RG do aluno.
- idade, série e Turma do Aluno.
- Nome da Escola.
- Diretoria de Ensino
- Técnica Utilizada.
- Município.
- Data – mês e ano
Etapas: (Critérios /Cronogramas)
Conforme critérios e cronograma da Unidade Escolar.
Os trabalhos deverão contar com a colaboração e orientação de professores de diferentes disciplinas e serem elaborados a partir de atividades envolvendo:
Pesquisa histórica, leitura e interpretação de textos de jornais e revistas.
Critérios de Avaliação:
A avaliação dos trabalhos em todas as etapas levará em conta;
- Respeito ao Tema e Foco.
- Criatividade e originalidade.
- Respeito aos aspectos formais da apresentação do trabalho.
Metas
Atuar de forma articulada com Secretarias Estaduais, governos municipais, idosos, família, mídia, universidades, conselho de cidadania, terceiro setor e sociedade civil tomando como metas o fortalecimento e a expansão de ações direcionadas à promoção de direitos da pessoa idosa. Independente de ações em conjunto, todas as Unidades Escolares poderão desenvolver projetos de Futuridade conforme sua clientela.
- Estimular a discussão permanente do envelhecimento no espaço escolar, ampliando-o para ambiente da família e da comunidade.
Eixos
O Projeto Futuridade atua em dois eixos principais:
- Município – O fortalecimento das estruturas municipais, incentivando a criação de uma rede de atenção à pessoa idosa, e desenvolvendo ações e serviços direcionados a esse público.
- Educação - Criação de projetos na área de Educação, incluindo tema do envelhecimento no currículo de todas as escolas do estado, e ampliando a inclusão digital.
Compartilhamento
Projeto de cunho social globalizado. Todas as Unidades Escolares Estaduais, Municipais e Particulares e comunidade em geral. Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Secretaria de Educação do Estado de São Paulo juntos em busca da Futuridade saudável.
Atenção
É de responsabilidade da escola a construção da Proposta pedagógica (autonomia escolar) e adoção do princípio democrático.
Por exemplo, e apenas como exemplo:
O Projeto FUTURIDADE é multidisciplinar, trabalha com tema transversal são apenas algumas sugestões dadas que seguiram as orientações “FUTURIDADE – Plano Estadual Para a Pessoa Idosa”, podendo ser adequado conforme as necessidades do Projeto Pedagógico da Escola e comunidade. Dúvidas solicitar a colaboração e orientação de professores das diferentes disciplinas envolvidas e Grupo Gestor, para viabilizar sua aplicação na Unidade Escolar.
Colaboração: Teodorico Sergio Rodrigues de Souza – PCOP – Oficina Pedagógica – Projeto será desenvolvido em conjunto com a Escola da Família e nas Unidades que não possuem Escola da Família será desenvolvido pelo Grupo Gestor de cada Unidade.
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