sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Técnico em Marketing


Técnico em Marketing

Área profissional: Marketing
PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO
O TÉCNICO EM MARKETING é o profissional que colabora na elaboração do plano de marketing da empresa e no planejamento e implementação de ações de marketing pontuais. Executa tarefa de análise das vendas, preços e produtos. Operacionaliza as políticas de comunicação da empresa: fidelização de clientes, relação com fornecedores ou outras entidades. Executa o controle, estatísticas e operações de telemarketing. Operacionaliza políticas de apresentação dos produtos no ponto de venda. Participa na elaboração e na realização de estudos de mercado e interpreta e aplica a legislação da área.
 
MERCADO DE TRABALHO
Instituições públicas
Privadas e do terceiro setor
Área Comércio
Empresas de consultoria e de forma autônoma
 
Ao concluir o curso de TÉCNICO EM MARKETING, o aluno deverá ter construído as competências que seguem.
Identificar a organização e os processos próprios de uma empresa comercial ou dos setores responsáveis pela comercialização em organização não comercial.
Identificar e formular estratégias de planejamento de marketing, de armazenamento e distribuição de produtos, de compra, venda e pós-venda.
Identificar e analisar, na composição da estratégia comercial global, os efeitos de diferentes fatores, tais como preço, praça ou ponto, produto e serviço de estratégias de venda.
Aplicar princípios e conceitos, tais como patrimônio, faturamento, lucro bruto e lucro líquido, custos e despesas, margem de contribuição e outros relacionados com produtividade e lucratividade.
Coletar, organizar e analisar dados relevantes para as atividades de comercialização, tais como concorrência, demanda, volumes de venda por loja ou por vendedor e outros relacionados com o desempenho empresarial.
Identificar e interpretar a legislação que regula as atividades de comercialização, tais como as normas referentes aos direitos do consumidor, aos contratos comerciais, às normas de higiene e segurança, ao comércio exterior, às questões tributárias e fiscais.
Controlar estoques utilizando técnicas e modelos adequados.
Utilizar técnicas de atração de clientes e de atendimento ou pessoal ou por meios eletrônicos.
Precificar bens e serviços utilizando técnicas e modelos próprios.
Aplicar conceitos de matemática financeira (juros, descontos, prestações) e calcular valores, utilizando-se de calculadores financeiras ou de planilhas de cálculo.
Realizar e interpretar pesquisas mercadológicas.
Caracterizar as linguagens das diferentes mídias e suas inter-relações.
Criar e produzir em diferentes mídias, considerando as características, possibilidades e limites das tecnologias em uso.
Selecionar a mídia adequada correlacionando características e tendências do mercado com fatores políticos, econômicos, sociais, culturais e tecnológicos.
Aplicar normas e leis pertinentes ou que regulamentem atividades da área, como as referentes a conduta ética e a direitos autorais, patentes e saúde e segurança do trabalho.
Identificar e interpretar as diretrizes do planejamento estratégico, do planejamento tático e do plano diretor, aplicáveis à gestão organizacional.
Identificar as características e necessidades do cliente.
Selecionar programas de aplicação a partir da avaliação das necessidades do usuário.
Identificar e correlacionar o conjunto dos aspectos sociais, econômicos, culturais e éticos envolvidos nas questões ambientais.
Executar a logística do transporte e do tráfego, aplicando estratégias que compatibilizem recursos com demandas.
 
ATRIBUIÇÕES
Elaborar estratégias de marketing.
Realizar tarefas de forma ética.
Planejar a comunicação com o mercado.
Identificar a reação de grupos de consumidores.
Organizar e controlar o estoque e distribuição de produtos.
Realizar vendas internas e externas.
Acompanhar processos de exportação e importação, em todas as fases.
Aplicar conhecimentos sobre tecnologia ambiental.
 
ÁREA DE ATIVIDADES
A - PLANEJAR VENDAS
B - DEMONSTRAR PRODUTOS E SERVIÇOS
C - CONCRETIZAR VENDAS
D - ACOMPANHAR CLIENTES NA PÓS-VENDA
E - CONTATAR ÁREAS INTERNAS DA EMPRESA
F - SUGERIR POLÍTICAS DE VENDAS
G - DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS
H - EXPOR MERCADORIAS NOS PONTOS DE VENDA
I - PROMOVER A VENDA DE PRODUTOS
J - DEMONSTRAR PRODUTOS
K - VENDER PRODUTOS
L - PRESTAR SEVIÇOS AOS CLIENTES
M - COMUNICAR-SE
 

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