Técnico em Marketing
Área profissional: Marketing
PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO
O TÉCNICO EM MARKETING é o profissional que colabora na
elaboração do plano de marketing da empresa e no planejamento e
implementação de ações de marketing pontuais. Executa tarefa de
análise das vendas, preços e produtos. Operacionaliza as políticas de
comunicação da empresa: fidelização de clientes, relação com fornecedores ou
outras entidades. Executa o controle, estatísticas e operações de telemarketing.
Operacionaliza políticas de apresentação dos produtos no ponto de venda.
Participa na elaboração e na realização de estudos de mercado e interpreta e
aplica a legislação da área.
MERCADO DE TRABALHO
Instituições públicas
Privadas e do terceiro setor
Área Comércio
Empresas de consultoria e de forma autônoma
Ao concluir o curso de TÉCNICO EM MARKETING, o aluno deverá ter
construído as competências que seguem.
Identificar a organização e os processos próprios de uma empresa
comercial ou dos setores responsáveis pela comercialização em organização não
comercial.
Identificar e formular estratégias de planejamento de marketing,
de armazenamento e distribuição de produtos, de compra, venda e pós-venda.
Identificar e analisar, na composição da estratégia comercial global,
os efeitos de diferentes fatores, tais como preço, praça ou ponto, produto e
serviço de estratégias de venda.
Aplicar princípios e conceitos, tais como patrimônio, faturamento,
lucro bruto e lucro líquido, custos e despesas, margem de contribuição e
outros relacionados com produtividade e lucratividade.
Coletar, organizar e analisar dados relevantes para as atividades de
comercialização, tais como concorrência, demanda, volumes de venda por loja
ou por vendedor e outros relacionados com o desempenho empresarial.
Identificar e interpretar a legislação que regula as atividades de
comercialização, tais como as normas referentes aos direitos do consumidor,
aos contratos comerciais, às normas de higiene e segurança, ao comércio
exterior, às questões tributárias e fiscais.
Controlar estoques utilizando técnicas e modelos adequados.
Utilizar técnicas de atração de clientes e de atendimento ou pessoal
ou por meios eletrônicos.
Precificar bens e serviços utilizando técnicas e modelos próprios.
Aplicar
conceitos de matemática financeira (juros, descontos, prestações) e calcular
valores, utilizando-se de calculadores financeiras ou de planilhas de
cálculo.
Realizar
e interpretar pesquisas mercadológicas.
Caracterizar
as linguagens das diferentes mídias e suas inter-relações.
Criar e
produzir em diferentes mídias, considerando as características,
possibilidades e limites das tecnologias em uso.
Selecionar
a mídia adequada correlacionando características e tendências do mercado com
fatores políticos, econômicos, sociais, culturais e tecnológicos.
Aplicar
normas e leis pertinentes ou que regulamentem atividades da área, como as
referentes a conduta ética e a direitos autorais, patentes e saúde e
segurança do trabalho.
Identificar
e interpretar as diretrizes do planejamento estratégico, do planejamento
tático e do plano diretor, aplicáveis à gestão organizacional.
Identificar
as características e necessidades do cliente.
Selecionar
programas de aplicação a partir da avaliação das necessidades do usuário.
Identificar
e correlacionar o conjunto dos aspectos sociais, econômicos, culturais e
éticos envolvidos nas questões ambientais.
Executar
a logística do transporte e do tráfego, aplicando estratégias que
compatibilizem recursos com demandas.
ATRIBUIÇÕES
Elaborar
estratégias de marketing.
Realizar
tarefas de forma ética.
Planejar
a comunicação com o mercado.
Identificar
a reação de grupos de consumidores.
Organizar
e controlar o estoque e distribuição de produtos.
Realizar
vendas internas e externas.
Acompanhar
processos de exportação e importação, em todas as fases.
Aplicar
conhecimentos sobre tecnologia ambiental.
ÁREA DE ATIVIDADES
A -
PLANEJAR VENDAS
B -
DEMONSTRAR PRODUTOS E SERVIÇOS
C -
CONCRETIZAR VENDAS
D -
ACOMPANHAR CLIENTES NA PÓS-VENDA
E -
CONTATAR ÁREAS INTERNAS DA EMPRESA
F -
SUGERIR POLÍTICAS DE VENDAS
G -
DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS
H -
EXPOR MERCADORIAS NOS PONTOS DE VENDA
I -
PROMOVER A VENDA DE PRODUTOS
J -
DEMONSTRAR PRODUTOS
K - VENDER PRODUTOS
L -
PRESTAR SEVIÇOS AOS CLIENTES
M -
COMUNICAR-SE
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário