quinta-feira, 12 de novembro de 2015

CORRUPTOS, CORRUPTORES E CORROMPIDOS

Imagem: larepublicaonline
...
Chamamos de corrupto o político que, por meio de fraudes, levanta uma graninha no cargo que ocupa ou toma decisões que vise seus próprios interesses ou do seu grupo.
Corrupto, no entanto, significa algo que se corrompeu ou que tenha condições de se corromper. Pode-se dar como sinônimo o termo corrompido. Nessa linha de raciocínio o corrupto seria na verdade a pessoa vitimada pela corrupção de maneira involuntária, ou seja, sem nenhuma participação ou consentimento.
A pessoa seria corrompida, por exemplo, quando orientada a fazer algo errado e agisse por obediência, pensando estar fazendo o certo.
Seria uma pessoa corrupta ou corrompida vítima de um corruptor, este seria o termo mais adequado para aquele que, visando interesses particulares, age de má fé iludindo outras pessoas para tirar proveito da situação.
Em outra linha de raciocínio também se considera corrompido quem se acostumou com a situação e acabou aderindo à corrupção. Este tornou-se um corrupto por livre decisão, quer dizer, ele não se vê obrigado a nada porque vestiu a camisa e age conscientemente.
O significado de corrupto que estamos acostumados a entender é o de corrupto-corruptor: ele não somente age pelos seus interesses, mas ainda colabora para que outras pessoas tomem parte no processo de corrupção. Esse é o pior tipo de corrupto, o profissional.
Por causa da confusão dos significados resumo para melhor entendermos:
Corrupto: que se corrompeu voluntária ou involuntariamente
Corrompido: o mesmo que corrupto, mas esse termo é mais utilizado para o involuntário.
Corruptor: aquele que corrompe, consegue formar novos corruptos voluntários ou involuntários.
Ver mais

Um comentário:

  1. Coragem dê sua opinião.
    O silêncio também é uma forma de corromper ou ser conrropido.

    ResponderExcluir